REDE, PRA QUE TE QUERO: UM PROJETO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Shirlane Pantoja da Silva Universidade Federal do Amazonas/Instituto de Natureza e Cultura
  • Marcilene da Silva Nascimento Cavalcante Universidade Federal do Amazonas/Instituto de Natureza e Cultura
  • Lesly Diana Pimentel Yong Universidade Federal do Amazonas/Instituto de Natureza e Cultura

Resumo

Este artigo é resultante das orientações realizadas aos cursistas do Programa Escolas Interculturais de Fronteira – PEIF desenvolvido nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga, no Amazonas, região Norte do Brasil. Após o período de formação dos cursistas o Programa teve como proposta, nesta fase inicial de implantação, desenvolver atividades didáticas em sala de aula com uma abordagem intercultural.  Trabalhou-se, portanto, a proposta da elaboração de projetos de ensino-aprendizagem, considerando que as salas de aulas das escolas de fronteira são constituídas por alunos com culturas distintas. A metodologia envolveu reunião com a equipe do PEIF, leituras referentes à interculturalidade, fronteira, variações linguísticas, projeto de ensino-aprendizagem; realização de oficinas para elaboração do projeto, aplicação gradativa deste na escola. Os resultados alcançados demonstraram que o uso do projeto em sala de aula com uma abordagem intercultural traz uma nova dinâmica pedagógica, possibilita a construção de novos conhecimentos de forma mais humana.

Palavras-chave: Interculturalidade; PEIF; variações linguísticas.

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Publicado

2018-04-06

Edição

Seção

Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF)