A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: discutindo um processo

  • DENIZETE LIMA DE MESQUITA FAPEPI
  • FRANCELI MARIANO DE MOURA
  • FRANCISCA DAS CHAGAS VIANA

Resumo

Trata da Gestão do conhecimento em Bibliotecas Universitárias. Destaca a importância da GC em BUs como mecanismo de desenvolvimento, elencando como suportes para o estudo a análise da conversão do conhecimento que se configura em quatro modos: Socialização - externalização – combinação – internalização.  Objetiva analisar o processo de gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias a partir da visão de três elementos considerados detentores de conhecimentos essenciais para a efetivação do processo, a saber: bibliotecários - usuários – colaboradores e conceituando os conhecimentos o tácito e o explicito. Descreve a pesquisa e as bases teóricas necessárias para o desenvolvimento do estudo, relacionando autores e teorias chave para a compreensão do tema. Sugere momentos e práticas biblioteconômicas necessárias para que ocorra esse tipo de gestão, porém alerta que deve ocorrer uma mudança de mentalidade e de cultura organizacional para a efetivação desse modelo considerada necessária para a concretude dos objetivos das bibliotecas universitárias como pilares das Instituições de Ensino Superior.

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GRADUADA EM BIBLIOTECONOMIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ.
Publicado
2012-05-24
Como Citar
MESQUITA, DENIZETE LIMA DE; MOURA, FRANCELI MARIANO DE; VIANA, FRANCISCA DAS CHAGAS. A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: discutindo um processo. Biblioteconomia, [S.l.], maio 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/enebd2011/article/view/61>. Acesso em: 22 jun. 2018.
Seção
GT2 Perspectivas da Atuação do Profissional da Informação - ARTIGOS