O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL A PARTIR DOS MEIOS CULTURAIS DE INFORMAÇÃO: um destaque para a literatura de cordel

  • Ana Daniele Silva Maciel Universidade Federal do Ceará

Resumo

O desenvolvimento da humanidade se deu a partir do convívio do homem em sociedade, a necessidade da continuidade da espécie foi o que impulsionou a transmissão do conhecimento. A informação se constitui, atualmente, no principal modo para se adquirir conhecimentos. Na sociedade contemporânea também denominada sociedade da informação, é cada vez mais necessário conhecer e utilizar todos os tipos de fontes de informação. A literatura de cordel corresponde a um tipo de fonte comum no nordeste brasileiro, faz uso de versos e rimas para disseminar informações nesta região, trata-se de um meio cultural de disseminação do conhecimento. Aquele capacitado para mediar informação é dotado da competência informacional. É um dever do profissional da informação conhecer e interagir com todos os tipos de fontes, a fim de possibilitar o seu uso, tendo em vista garantir o desenvolvimento do saber na sociedade.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Graduanda do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará.
Publicado
2012-05-24
Como Citar
MACIEL, Ana Daniele Silva. O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL A PARTIR DOS MEIOS CULTURAIS DE INFORMAÇÃO: um destaque para a literatura de cordel. Biblioteconomia, [S.l.], maio 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/enebd2011/article/view/52>. Acesso em: 22 ago. 2018.
Seção
GT1 Os Desafios da Inclusão Informacional no Século XXI - ARTIGOS