GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL: conceitos e aplicabilidade organizacional

Pietro Otávio Santiago Silva, José Aniceto de Lima

Resumo


A globalização transformou a competitividade nas organizações, antes a concorrência se resumia na quantidade de estabelecimentos comerciais ou de serviços do mesmo ramo de mercado em uma determinada área. Da demanda simples de oferta de um produto, passou-se a, uma exigência superior do mercado às reais necessidades dos consumidores. Nesse sentido entende-se que a adoção dos conceitos que norteiam a filosofia da Qualidade Total apresenta-se como um diferencial estratégico para a sobrevivência de uma organização. Por meio de uma revisão de literatura o artigo relaciona os primeiros conceitos da qualidade total e sua evolução, sob a ótica da gestão da informação. O Objetivo é apresentar ferramentas do Sistema de Qualidade Total para gestores organizacionais, no intuito de corroborar para solução da necessidade de aprimoramento das técnicas de gerenciamento de suas organizações. Os resultados obtidos identificaram a necessidade das unidades de informação se posicionar como organizações que necessitam da implantação dos processos gerenciais sob a luz dos princípios da Gestão da Qualidade Total. Permitindo assim, o aprimoramento dos processos e das técnicas de forma gradual e contínua, visando a excelência nos resultados em todas as áreas de atuação da organização.


Palavras-chave


Qualidade Total; Gestão da Informação; Qualidade; Organizações