GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL: conceitos e aplicabilidade organizacional

  • Pietro Otávio Santiago Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • José Aniceto de Lima Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A globalização transformou a competitividade nas organizações, antes a concorrência se resumia na quantidade de estabelecimentos comerciais ou de serviços do mesmo ramo de mercado em uma determinada área. Da demanda simples de oferta de um produto, passou-se a, uma exigência superior do mercado às reais necessidades dos consumidores. Nesse sentido entende-se que a adoção dos conceitos que norteiam a filosofia da Qualidade Total apresenta-se como um diferencial estratégico para a sobrevivência de uma organização. Por meio de uma revisão de literatura o artigo relaciona os primeiros conceitos da qualidade total e sua evolução, sob a ótica da gestão da informação. O Objetivo é apresentar ferramentas do Sistema de Qualidade Total para gestores organizacionais, no intuito de corroborar para solução da necessidade de aprimoramento das técnicas de gerenciamento de suas organizações. Os resultados obtidos identificaram a necessidade das unidades de informação se posicionar como organizações que necessitam da implantação dos processos gerenciais sob a luz dos princípios da Gestão da Qualidade Total. Permitindo assim, o aprimoramento dos processos e das técnicas de forma gradual e contínua, visando a excelência nos resultados em todas as áreas de atuação da organização.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como representante da Executiva Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão da Informação e Gestão da Informação na gestão 2009/2010. Esteve membro do Diretório Acadêmico de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco entre 2006/2009. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Gestão da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteconomia, administração da informação, Gestão da Qualidade, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Atualmente esta estagiário - Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco - TJPE, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE.
##submission.authorWithAffiliation##

José Aniceto de Lima

Graduando em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco e em Geografia pela Universidade de Pernambuco, atua em pesquisas na área de Ciência da Informação com ênfase em Gestão do Conhecimento; Sistema de Informação Gerencial; Informação Empresarial; Uso da Informação; Preservação da Memória. É integrante do Grupo de Pesquisa Prospecção e Praxis em Ciência da Informação. Tem experiência profissional na área de documentação. Atualmente atua como secretário do diretório acadêmico de Gestão da informação da UFPE e como representante do curso de Gestão da Informação exercendo a função de secretário de comunicação na Executiva Regional de Biblioteconomia, Gestão da Informação, Documentação e Ciência da Informação N/NE (EXREBD N/NE)
Publicado
2012-05-24
Como Citar
SILVA, Pietro Otávio Santiago; LIMA, José Aniceto de. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL: conceitos e aplicabilidade organizacional. Biblioteconomia, [S.l.], maio 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/enebd2011/article/view/44>. Acesso em: 24 jun. 2018.
Seção
GT4 Temática Livre - ARTIGOS

Palavras-chave

Qualidade Total; Gestão da Informação; Qualidade; Organizações