A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE MEMÓRIA: a criação do Centro de Memória do TRE-AM

  • Phamela Lima Torres

Resumo

 

Aborda a criação do Centro de Memória do TRE-AM, tomando por base a atuação do profissional da informação responsável pela Seção de Biblioteca, Arquivo e Editoração da instituição. Discorre acerca da atual tendência de preservação da memória institucional e a prática memorialista, sobretudo nas instituições do poder público brasileiro, dando destaque ao Poder Judiciário. Descreve os procedimentos adotados na constituição do Centro de Memória e de seu acervo, bem como os procedimentos utilizados no tratamento e divulgação desses registros e as principais medidas adotadas para tal. Por fim, analisa o papel dos espaços de memória na construção e divulgação da história institucional, bem como a importância do profissional da informação na criação e gestão dos mesmos.

 

##submission.authorBiography##

Phamela Lima Torres
Graduanda do sétimo período do curso de Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas, onde desenvolveu a atividade de Monitoria. Atualmente atua como estagiária de Biblioteconomia no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas.
Publicado
2012-05-24
Como Citar
TORRES, Phamela Lima. A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE MEMÓRIA: a criação do Centro de Memória do TRE-AM. Biblioteconomia, [S.l.], maio 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/enebd2011/article/view/41>. Acesso em: 22 abr. 2018.
Seção
GT2 Perspectivas da Atuação do Profissional da Informação - ARTIGOS