AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUAS DE POÇOS CACIMBAS E RASOS NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM

  • Tayson Antonio Ceron Rodrigues da Costa Correio Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Benone Otávio Souza Oliveira Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Keith Soares Valente Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Resumo

A utilização de poços cacimba e rasos ainda é um meio utilizado como fonte de captação de água no município de Humaitá localizado ao sul do Estado do Amazona. Desta forma, o trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade da água proveniente de poços cacimbas e rasos no município de Humaitá-AM. Inicialmente realizou-se o georreferenciamento dos poços no município, constatando 10 poços e de forma aleatório foram realizadas coletas em 05 poços. Foram avaliados os seguintes parâmetros físico-químicos da água: condutividade elétrica, pH, turbidez, cor, oxigênio dissolvido, amônia, nitrito, nitrato, nitrogênio total, fósforo total, temperatura, sólidos totais dissolvidos, coliformes termotolerantes e demanda bioquímica de oxigênio (DBO5). Os resultados do parâmetro pH nos pontos P02, P03 e P05 tiveram valores abaixo dos limites permissíveis, nos parâmetros fósforo, DBO5 e coliformes termotolerantes dos pontos P01 e P04 quando comparados com os limites das Resoluções n° 396/08 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA e com a Portaria n. 2914/11 do Ministério da Saúde apresentaram resultados acima permitidos, com relação ao consumo. O Índice de Qualidade da Água de P01 e P04 foi considerado “Ruim”. Resultado que reflete na saúde da população que utiliza esses poços.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA.

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Auxiliar de Ensino I, Unidade Acadêmica do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, UFAM, Humaitá-AM.

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Auxiliar de Ensino I, Unidade Acadêmica do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, UFAM, Humaitá-AM.

Publicado
2018-06-29
Como Citar
CORREIO, Tayson Antonio Ceron Rodrigues da Costa; OLIVEIRA, Benone Otávio Souza; VALENTE, Keith Soares. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUAS DE POÇOS CACIMBAS E RASOS NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM. Educamazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, [S.l.], v. 20, n. 1, Jan-Jun, p. 157-172, jun. 2018. ISSN 2358-1468. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/educamazonia/article/view/4622>. Acesso em: 21 out. 2018.