SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA AMAZÔNIA E OS ASSENTAMENTOS RURAIS

  • Aline Lessa Souza Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Milton Cesar Costa Campos Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Viviane Vidal Silva Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Sasha Catarine Rocha Soares Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Wellington Luiz Melo Silva Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Resumo

O interesse pela sustentabilidade na Amazônia vem aumentando devido às altas taxas de desmatamento nessa área, fato que tem se tornado motivo de grande preocupação mundial devido a sua rica biodiversidade e possível impacto climático. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo revisar os principais fatores que contribui para o processo de desmatamento na região tropical, bem como entender quais são as políticas públicas ambientais voltadas para a conservação da natureza em assentamentos rurais na Amazônia. Os principais fatores que contribui para o desmatamento na Amazônia foram: desenvolvimento da pecuária, extração madeireira, subsídios fiscais e grilagem de terras. Nos últimos anos o Estado brasileiro vem investindo em políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento econômico e social em consonância com a conservação dos recursos naturais em assentamentos rurais promovendo desenvolvimento rural sustentável nessas áreas.

Biografia do Autor

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Mestranda - Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais – UFAM

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Professor Dr. Adjunto no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais – UFAM

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Professora Dra. Adjunta no Programa de Pós – Graduação em Ciências Ambientais – UFAM

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Mestranda - Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais – UFAM

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Mestrando - Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais – UFAM

Publicado
2018-06-29
Como Citar
SOUZA, Aline Lessa et al. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA AMAZÔNIA E OS ASSENTAMENTOS RURAIS. Educamazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, [S.l.], v. 20, n. 1, Jan-Jun, p. 36-54, jun. 2018. ISSN 2358-1468. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/educamazonia/article/view/4614>. Acesso em: 21 out. 2018.