AS PRÁTICAS INCLUSIVAS NO CONTEXTO DAS OBSERVAÇÕES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM PEDAGOGIA

  • Ketlis Lima da Silva Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O presente artigo apresenta dados identificados em três escolas lócus para os Estágios Supervisionados I, II e III, no curso de Pedagogia da UFAM, referentes à inclusão de educandos público-alvo da Educação Especial. Para o embasamento da investigação, torna-se necessário o levantamento bibliográfico e documental para a compreensão de conceitos, objetivos e demais concepções referentes à inclusão escolar e seus serviços, bem como a garantia dessa inclusão em documentos legais. A coleta de dados no campo da investigação aconteceu mediante a verificação do quantitativo de alunos público-alvo da Educação Especial, da existência do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da formação dos professores tanto do AEE quanto das classes comuns, das adaptações dos currículos e planejamentos e demais informações necessárias para a realização da inclusão escolar. A partir da coleta dos dados, é possível fazer a análise dos dados com base nos levantamentos teóricos realizados. Dessa forma, o estudo pretende verificar na prática a existência dos mecanismos de inclusão apontados na teoria por documentos legais e por autores referenciais dentro da temática. Portanto, compreendendo a relevância da investigação para a discussão das práticas inclusivas em escolas da rede pública, bem como as dificuldades encontradas para a inclusão seja de fato concretizada.


 

Publicado
2019-06-28
Como Citar
LIMA DA SILVA, Ketlis. AS PRÁTICAS INCLUSIVAS NO CONTEXTO DAS OBSERVAÇÕES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM PEDAGOGIA. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 88 - 99, jun. 2019. ISSN 2595-1920. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/educacaoInclusiva/article/view/4981>. Acesso em: 13 nov. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.