TRAJETOS DE PESQUISA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM FLORIANO-PÍ

  • João Marcos Messias Miranda Universidade Federal do Piauí
  • José Ribamar Lopes Batista Junior

Resumo

O presente trabalho é um recorte de pesquisas realizadas no decorrer de três anos, desenvolvidas mediante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica-PIBIC, com foco na Educação Inclusiva em Floriano/Piauí. Ancorados na teoria dos Novos Estudos de Letramento (STREET, 2014), buscamos evidenciar como o discurso inclusivo alterou as práticas e conceitos docentes no contexto educacional. Tendo como procedimento metodológico: pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica. Sendo efetivada através da entrevista semiestruturada, questionário, coleta de artefatos e observação. Os participantes dessas pesquisas foram: Docentes e os Gestores das escolas municipais. Os resultados apontam, de forma geral, que as práticas pedagógicas com relação à educação inclusiva estão centradas na atividade das Salas de Recursos Multifuncionais, revelando que as ações docentes em curso ainda não permitem práticas de letramento inclusivo.

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Publicado
2019-06-28
Como Citar
MESSIAS MIRANDA, João Marcos; BATISTA JUNIOR, José Ribamar Lopes. TRAJETOS DE PESQUISA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM FLORIANO-PÍ. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 129 - 141, jun. 2019. ISSN 2595-1920. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/educacaoInclusiva/article/view/4876>. Acesso em: 13 nov. 2019.

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