A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM A SÍNDROME DE MARSHALL NA ESCOLA COMUM

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Camila Reis dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sabrina da Silva Machado Trento Universidade Federal do Espírito Santo
  • Dirlan de Oliveira Machado Bravo Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este estudo objetiva trazer à tona os aspectos fenotípicos e genotípicos da síndrome de Marshall e, principalmente, concernentes ao processo de inclusão dos sujeitos com essa síndrome na escola comum. Para atingir esses objetivos foi desenvolvido um estudo de caso clássico com uma aluna que possui a síndrome de Marshall. Os resultados obtidos foram analisados a partir da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Por meio do desenvolvimento dessa pesquisa é possível inferir que o processo de inclusão escolar dos sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento é possível desde que eles sejam vislumbrados a partir de suas potencialidades e os aspectos genotípicos e fenotípicos presentes nos laudos não sejam focalizados a partir de uma ótica limitadora.

Biografia do Autor

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Doutoranda em Biologia Vegetal-PPGBV-UFES. Mestra em Educação- PPGE-UFES. Bióloga- UFES. Professora de Biologia da rede Estadual de educação do Espírito Santo.

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Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/UFES). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialista em Educação Física Escolar para a educação básica (UFES). Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal da Serra/ES. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Inclusão-GEPEI-UFES.

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Doutoranda em Educação (PPGE/CE/UFES). Mestra em Educação (PPGE/CE/UFES). Licenciada em Pedagogia (Faculdade São Geraldo). Professora das redes Municipais de Ensino de Cariacica e de Viana. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Multivix (Cariacica-ES). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Inclusão-GEPEI-UFES.

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Publicado
2019-06-28
Como Citar
ARAÚJO, Michell Pedruzzi Mendes et al. A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM A SÍNDROME DE MARSHALL NA ESCOLA COMUM. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 100 - 116, jun. 2019. ISSN 2595-1920. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/educacaoInclusiva/article/view/4456>. Acesso em: 13 nov. 2019.

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