ANÁLISE DA REVISTA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA TEMÁTICA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Emanoele Pereira da Silva
  • Renata Andrea Fernandes Fantacini Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Tatiane Cristina Rodrigues Lessa Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

O presente trabalho levanta questões importantes acerca dos estudos e pesquisas realizados na temática do Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, teve como objetivo realizar uma revisão dos artigos publicados na Revista de Educação Especial, que pertence a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por se tratar de uma importante referência na área da Educação Especial. O período de busca dos artigos compreendeu os últimos cinco anos (2012-2017) e, como resultados foram encontrados dezoito artigos sendo, desses, dois internacionais e quinze nacionais. Pode-se concluir que as pesquisas sobre a temática são crescentes, mas, contudo, ainda apresenta lacunas importantes a serem supridas. Considera-se que este trabalho teve importante contribuição para a literatura, mas sugere-se futuros estudos com maior rigor em relação à metodologia empregada como, por exemplo, a necessidade de revisões sistemáticas ou integrativas.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. DSM-V. Tradução de Maria Inês Corrêa Nascimento et al. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: < http://c026204.cdn.sapo.io/1/c026204/cld-file/1426522730/6d77c9965e17b15/b37dfc58aad8cd477904b9bb2ba8a75b/obaudoeducador/2015/DSM%20V.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2018.

BARBERINI, K. Y. A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 46-55, jun. 2016. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2018.

BRANDE, C. A.; ZANFELICE, C. C.. A inclusão escolar de um aluno com autismo: diferentes tempos de escuta, intervenção e aprendizagens. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 25, n. 42, p.43-56, 26 mar. 2012. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x3350. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2017.

BRASIL, Lei n. 12.764 de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm>. Acesso em: 13 dez. 2018.

BRITO, M. C. Transtornos do espectro do autismo e educação inclusiva: análise de atitudes sociais de professores e alunos frente à inclusão. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 30, n. 59, p.657-668, 7 nov. 2017. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x28086. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2017.

CAMARGO*, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 47, n. 26, p.639-650, 2013. Quadrimestral. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2017.

CARVALHO, B. S. S.; NASCIMENTO, L. F. O autista e sua inclusão nas escolas particulares da cidade de Teresina – PI. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 28, n. 53, p.677-690, 28 set. 2015. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x17327. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2017.

EMERICH, D. R.; ALCKMIN, C.F.; MELO M. H. S. Rejeição e vitimização por pares em crianças com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 30, n. 58, p.389-404, 8 ago. 2017. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x22217. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2017.

FÁVERO, M. A. B; SANTOS, M. A. Autismo infantil e estressa familiar: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia: reflexão e crítica, v. 18, n. 13, p. 358-369. 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

FIGUEIREDO, J. O autismo infantil: uma revisão bibliográfica. Conselho Federal de Enfermagem, São Luís. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

GIARDINETTO, A. R. S. B.; LOURENÇO, A. C.; CAPELLINI, V. L. M. F. O professor da Educação Especial e o processo de ensino-aprendizagem de alunos com autismo. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 46, p.385-400, 6 jun. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x5833. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2017.

LAMPREIA, C. A regressão do desenvolvimento no autismo: pesquisa e questões conceituais. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.573-586, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x10071. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2017.

MACEDO, E. C.; et al. Utilizando o teste não verbal de inteligência SON-R 2 ½ - 7 [a] para avaliar crianças com Transtornos do Espectro do Autismo. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.603-617, 6 nov. 2013. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x9779. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2017.

NUNES, D. R. P.; AZEVEDO, M. Q. O.; SCHIMIDT, C. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.557-572, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x10178. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2017.

PASSERINO, L. M.; BEZ, M. R.; VICARI, R. M. Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA: contextos em ação. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.619-637, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x10475. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2017.

PEREIRA, K. F.; SCHMITT, B. D. Produção de conhecimento sobre autismo na escola: uma revisão sistemática na base Scielo. Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul/Unisc, Ano 17, v. 17, n. 1, p. 68-73, jan/mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.

REIS, H. I. S.; PEREIRA, A. P. S.; ALMEIDA, L. S. Da avaliação à intervenção na perturbação do espetro do autismo. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 29, n. 55, p.269-280, 9 ago. 2016. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x19423.Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2017.

RIBEIRO, D. M.; MELO, N. R. C.; SELLA, A. C. A Inclusão de Estudantes com Autismo na Rede Municipal de Ensino de Maceió. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 30, n. 58, p.425-440, 8 ago. 2017. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x25264. Disponível em: . Acesso em: 5 dez. 2017.

RODRIGUES, O. M. P. R.; CAPELLINI, V. L. M. F.; MATURANA, A. P. P. M. Crenças e expectativas para o atendimento a alunos com transtorno global do desenvolvimento. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 30, n. 59, p.681-696, 7 nov. 2017. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x28425. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2017.

SANTOS, J. P. S. Participação e satisfação de pais de crianças autistas com a escola: estudo exploratório. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 30, n. 58, p.283-296, 8 ago. 2017. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x22253. Disponível em: . Acesso em: 5 dez. 2017.

SEMENSATO, M. R.; BOSA, C. A. Relatos de pais de crianças com autismo sobre a rede de apoio formal: aspectos da elaboração parental do diagnóstico. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.651-664, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x9687. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2017.

VON TETZCHNER, S.; GRINDHEIM, E. A inclusão de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo através de atividades compartilhada com seus pares. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.507-521, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x9830. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2017.

WALTER, C. C. F.; NUNES, L. R. D. P. Comunicação alternativa para alunos com Autismo no ensino regular. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.587-602, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x9689. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2017.

WHALON, K.; HANLINE, M. F. A inclusão de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo nas escolas públicas dos Estados Unidos. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.523-540, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x10070. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2017.

ZANON, R. B.; BACKES, B.; BOSA, C. A. Identificação dos Primeiros Sintomas do Autismo pelos Pais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 25-33, jan/mar. 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ptp/v30n1/04.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2018.
Publicado
2018-08-14
Como Citar
SILVA, Emanoele Pereira da; FANTACINI, Renata Andrea Fernandes; LESSA, Tatiane Cristina Rodrigues. ANÁLISE DA REVISTA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA TEMÁTICA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 146-161, ago. 2018. ISSN 2595-1920. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/educacaoInclusiva/article/view/4132>. Acesso em: 15 dez. 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.