DESAFIOS E POSSIBILIDADES DENTRO DE UMA CRECHE FILANTRÓPICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

  • Tatiane Cristina Rodrigues Lessa Universidade Federal de São Carlos
  • Isabela Vicenzo Sgobbi Tulio Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Araraquara

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência, construído a partir das vivências realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil: creches, como parte das atividades obrigatórias do curso de graduação em Pedagogia oferecido por uma Universidade Pública Estadual localizada no interior do Estado de São Paulo. O estágio foi realizado em uma creche pública filantrópica, na sala de berçário 1 que compreendia crianças entre 6 meses a 1 ano e 6 meses de idade e uma professora com formação em magistério que trabalhava há 6 anos na referida creche. O estágio teve duração de 100 horas. As observações realizadas evidenciaram alguns aspectos já encontrados na literatura referente à Educação Infantil como o caráter assistencialista e a priorização das atividades de cuidados em detrimento de tentativas adequadas de desenvolvimento com as crianças que frequentam a instituição. Também se destacou a falta de recursos pedagógicos na creche e a não realização das atividades previstas no planejamento da sala apesar da presença de um projeto político pedagógico adequado quanto às atividades para cada faixa etária. Acredita-se que o presente trabalho traz contribuições para reflexões sobre a educação na infância, especialmente no âmbito das creches, além de nortear futuros trabalhos na temática de creches e estágios supervisionados nos cursos de Pedagogia.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; KRAMER, Sonia. O Rei está nú: um debate sobre as funções da pré-escola. Caderno CEDES (Impresso), v.9, p.27-38, 1991.

ARAGÃO, Milena; KREUTZ, Lúcio. Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 1, p. 25-44, jan./abr. 2010. Disponível em: . Acesso em: 20. mai.2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v. Disponível em: . Acesso em: 15.mai.2017.

COZBY, Paul C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas, 2003.

KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda R.; CORSINO, Patrícia. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e ensino fundamental. Educação & Pesquisa, São Paulo, v.37, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2011. Disponível em: . Acesso em: 10. mai.2017.

LURIA, Alexandr Romanovich. O problema da linguagem e a consciência. In: ______. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas. 1986. p.11-26.

MARTINS, Ligia Márcia. O ensino e desenvolvimento da criança de zero a três anos. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Ligia Márcia. (orgs). Ensinando aos Pequenos de zero a três anos. Campinas: Alínea, 2009.p. 93-131.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002. 232p.

SAVIANI, Demerval. Sobre a natureza e a especificidade da educação. In: _______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p.11-20.

SILVA, Janaina Cassiano. O que o cotidiano das Instituições de Educação Infantil nos revela? In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Ligia Márcia. (orgs). Ensinando aos Pequenos de zero a três anos. Campinas: Alínea, 2009.p.21-50.

SILVA, Janaina Cassiano. É Hora de Trocar Fralda! Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para o trabalho com bebês na Educação Infantil. In: ARCE, Alessandra (org.). Interações e Brincadeiras na Educação Infantil. Campinas: Alínea, 2013.p. 41-72.
Publicado
2018-08-14
Como Citar
LESSA, Tatiane Cristina Rodrigues; TULIO, Isabela Vicenzo Sgobbi. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DENTRO DE UMA CRECHE FILANTRÓPICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 127-137, ago. 2018. ISSN 2595-1920. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/educacaoInclusiva/article/view/4106>. Acesso em: 15 dez. 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.