Proposta de Modelos de Relatórios de Clipping Diário e Semestral

  • Célia Maria da Silva Carvalho Universidade Federal do Amazonas http://orcid.org/0000-0003-2239-5552
  • Breno Rodrigo da Costa Moreira Universidade Federal do Amazonas
  • Thaíssa Bárbara da Silva Cordeiro Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Relegado a segundo plano, o clipping, quase sempre, é visto como um mero recorte de notícias. Ademais, os ínfimos modelos de análise disponíveis dificultam a inserção dessa ferramenta no processo de comunicação das empresas. Subutilizado, ele perde o seu valor estratégico, sendo tratado como um procedimento mecânico e sem uma aplicabilidade prática na ambiência organizacional. Neste artigo são apresentados modelos de relatórios diário e semestral de clipping. A metodologia utilizada consistiu em extensa pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, visto a escassez de informações acerca do assunto. Os modelos propostos poderão ser utilizados por empresas e servir como base para outras formas de análise de informações.


PALAVRAS-CHAVE: clipping; imagem; relatório; estratégia; comunicação.


 

Biografia do Autor

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É graduada em Comunicação Social -Relações Públicas (1992), especialista em Teoria do Conhecimento e Filosofia das Ciências (1994) e Marketing Empresarial (1997), mestre em Ciências Ambientais (2002) e doutora em Biotecnologia (2015) pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, é Professora Adjunta do curso de Relações Públicas/UFAM. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas (Comunicação Empresarial, Institucional), Comunicação Ambiental e Marketing. Atua nos programas de pós-graduação Ciências da Comunicação e Design Profissional.

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Graduando em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas.

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Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado
2017-11-29
Como Citar
CARVALHO, Célia Maria da Silva; MOREIRA, Breno Rodrigo da Costa; CORDEIRO, Thaíssa Bárbara da Silva. Proposta de Modelos de Relatórios de Clipping Diário e Semestral. Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional, [S.l.], v. 1, n. 01, p. 48-67, nov. 2017. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/conexoes/article/view/3810>. Acesso em: 17 dez. 2017.