Conexões: revista de relações públicas e comunicação organizacional é uma publicação semestral (janeiro e julho) do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Seu objetivo é criar um espaço de divulgação e discussão de pesquisas sobre os fenômenos comunicacionais contemporâneos que envolvem as relações públicas e a comunicação organizacional. Temos interesse em publicar materiais desenvolvidos por estudantes (graduandos e pós-graduandos), professores e pesquisadores, em formatos como: artigos científicos, entrevistas, relatos de experiência, ensaios, dentre outros trabalhos.

Serão aceitos artigos em português, inglês e espanhol com a finalidade de divulgar as investigações originadas em outros países e também colaborar para a internacionalização da produção acadêmica brasileira. Publicaremos também traduções de artigos ou entrevistas não editados anteriormente em língua portuguesa, desde que representem significativa contribuição para as áreas de interesse da revista, e resenhas de livros publicados recentemente.

A Revista Conexões publica contribuições teóricas que sejam sustentadas por ampla pesquisa bibliográfica e pesquisas empíricas metodologicamente fundamentadas e adequadamente analisadas. Os artigos devem ser caracterizados por uma reflexão crítica sobre temas `da área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional e temas da área de comunicação.

As opiniões e conceitos expressos nos artigos, ensaios, entrevistas e resenhas são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Processo de avaliação pelos pares

A Revista Conexões conta com uma Comissão Editorial e com um grupo de pareceristas ad hoc, que é constituído por doutores de notório saber nas áreas da Ciência da Comunicação, das Ciências Sociais Aplicadas e das Ciências Humanas.
 
A operação cotidiana do funcionamento da revista e o envio de textos para pareceristas é realizado pelos membros da Comissão Editorial, que também pode atuar como pareceristas em casos de desempate de decisões acerca dos materiais submetidos para avaliação e publicação. 
 
Todos os artigos submetidos à Revista serão previamente avaliados pela equipe editorial, que checa sua adequação às normas de publicação da revista e ao template disponível no site. Caso o artigo não esteja em conformidade com as condições para submissão, ele será devolvido aos autores. 
 
Em seguida os artigos serão encaminhados aos avaliadores, sem identificação, no processo de duplo cego. Caso um dos pareceristas aprove e o outro não aprove a publicação, o artigo será submetido a um terceiro parecerista. Esse parecer é de desempate e pode ser realizado por um membro da Comissão Editorial.
 
Em casos de artigos submetidos para dossiês temáticos, informamos que os textos poderão ser avaliados pelos membros da Comissão Editorial e também pelos editores convidados do dossiê, além das avaliações de pareceristas ad hoc. Artigos submetidos a dossiês temáticos e não aprovados para publicação não serão considerados para outras seções, a menos que ambos os pareceristas sugiram isto expressamente em suas avaliações.
 
Política de acesso livre
 
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
 
Fluxo editorial

O processo editorial da Revista Desafio segue o seguinte fluxo de trabalho conforme regas do Public Knowledge Project:

  • Submissão: os artigos são recebidos no sistema. Nessa etapa os textos são rejeitados se estiverem fora dos padrões da revista pelos editores ou atribuídos a avaliadores.
  • Avaliação:  os artigos vão para avaliação duplo cega por pares dos trabalhos. Isso pode levar em torno de 1 a 2 meses. Sendo aprovado, o artigo segue para a próxima fase.
  • Edição de Leiaute: apenas os artigos aprovados por pares segue para a revisão de textos e leiaute. Isso exige ajustes textuais e/ou de forma.
  • Produção: é última fase onde se preparam os textos na sua versão final, em que os artigos são transformados em PDF e organizados para a publicação na versão final.