Avaliação da Educação à Distância como Instrumento de Desenvolvimento Curricular no Ensino Presencial

  • Francisco Alcicley Vasconcelos Andrade Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender a visão dos alunos do ensino à distancia - EAD como uma ferramenta utilizada no processo de desenvolvimento do currículo e encaminhar os objetivos das instituições de ensino superior com a adoção de tais práticas. Assim, fez-se um levantamento de 170 estudantes de cursos de formação em gestão de três universidades diferentes. Os resultados indicam níveis satisfatórios de aceitação e aprovação de métodos semipresenciais atualmente usados nas instituições educacionais estudadas, com classificações médias sobre toda a escala que os próprios alunos avaliam a qualidade do ensino. Em relação às metas que as instituições de maior ponto de aprendizagem como a justificativa para a inclusão de disciplinas semipresenciais, não há consenso entre os estudantes do ensino em sala de aula que estes objetivos estão a ser atingidos. Estes resultados convidam a uma reavaliação do ensino de Instituições de Ensino Superior.

Palavras-chave: Educação à distância; Processos de aprendizagem; Desenvolvimento curricular.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/ UFAM e professor do curso de Administração do ICSEZ/ UFAM.
Publicado
2016-11-01
Como Citar
ANDRADE, Francisco Alcicley Vasconcelos. Avaliação da Educação à Distância como Instrumento de Desenvolvimento Curricular no Ensino Presencial. Revista Eletrônica Ciência e Desenvolvimento, [S.l.], v. 2, n. 3, nov. 2016. ISSN 2447-7907. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/ciencia_e_desenvolvimento/article/view/2432>. Acesso em: 23 nov. 2017.