PROJETO AMIGOS DA BIBLIOTECA: UM RELATO DE EXPERÊNCIA NA BIBLIOTECA SETORIAL DA ESCOLA NORMAL SUPERIOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

  • Margarida dos Santos Valente Cruz UFAM
  • Maricelia Ferreira dos Santos UFAM
  • Leina Moraes Medeiros UEA
  • Maria Inês de Melo Albuquerque UEA

Resumo

A Biblioteca Setorial da Escola Normal Superior através do projeto “Amigos da Biblioteca UEA” desenvolveu atividades de estímulo ao ato da leitura nos anos de 2011 e 2012, através de uma proposta de extensão, sendo financiada e tendo como parcerias autores amazonenses, escolas públicas e instituições filantrópicas, o que reforça a função social da biblioteca e do bibliotecário, mas principalmente o que uma biblioteca universitária pode proporcionar à comunidade externa, promovendo o uso dos livros e a importância da leitura e escrita, além de propiciar o uso da biblioteca, sendo assim possível uma intervenção direta na comunidade. No sentido de auxiliar nas mudanças individuais e sociais, as atividades desenvolvidas são executadas com técnicas e metodologias para o desenvolvimento cultural e educacional e estímulos para que crianças e pré-adolescentes obtenham conhecimento das obras literárias, formas de leitura e escrita, além da presença de escritores, como forma de propiciar o acesso aos materiais informacionais de forma dinâmica e interativa. Desta forma, o projeto contribui para que não somente os alunos tenham um bom desempenho escolar, mas que a comunidade a qual está inserida adquira habilidades de leitura e escrita para uma busca constante da informação e geração de novos conhecimentos, o que também ajuda nas relações sociais, profissionais e familiares, como também a divulgação de escritores locais.
Como Citar
CRUZ, Margarida dos Santos Valente et al. PROJETO AMIGOS DA BIBLIOTECA: UM RELATO DE EXPERÊNCIA NA BIBLIOTECA SETORIAL DA ESCOLA NORMAL SUPERIOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3348>. Acesso em: 22 jun. 2018.

Palavras-chave

Responsabilidade Social. Biblioteca Universitária. Leitura. Papel Social – Bibliotecário. Projeto Amigos da Biblioteca