PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA NA ESCOLA (PNBE): LEITURA E BIBLIOTECA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR

  • Fabiana Sala IFSP

Resumo

As políticas públicas de incentivo à leitura tem por finalidade inserir os alunos de escolas públicas no universo da cultura letrada durante o processo de formação escolar. O Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) é uma política governamental que distribuí obras literárias e didáticas às bibliotecas, alunos e professores das escolas públicas de ensino fundamental que visa superar a carência do fornecimento desses recursos ao longo do tempo. Este estudo pretende obter dados sobre o uso dos livros encaminhados às escolas e o impacto do PNBE na formação de leitores, com a finalidade de analisar as praticas pedagógicas de leitura em torno das obras distribuídas pelo Programa e realizar um diagnóstico sobre o que os atores envolvidos no processo pensam sobre os materiais literários que recebem, quais as praticas de leitura realizadas pelas escolas e o papel que a biblioteca representa no projeto político-pedagógico das escolas públicas municipais de Presidente Prudente.
Como Citar
SALA, Fabiana. PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA NA ESCOLA (PNBE): LEITURA E BIBLIOTECA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3347>. Acesso em: 22 jun. 2018.

Palavras-chave

Leitura, Biblioteca Escolar, Políticas Públicas.