PROGRAMA DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO PARA A REDE AMETISTA DE BIBLIOTECAS DA CPRM – SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL: UMA PROPOSTA E PRIMEIRAS AÇÕES.

  • Jean Charles Racene dos Santos Martins CPRM - SGB
  • Margareth Lopes de Moraes CPRM - SGB
  • Roberta Pereira da Silva de Paula CPRM - SGB

Resumo

Apresenta a estruturação do Programa de Competência em Informação para a Rede Ametista de Bibliotecas da CPRM – Serviço Geológico do Brasil. O objetivo foi promover novos saberes e habilidades em informação visando potencializar o uso dos recursos de informação, assim como os produtos e serviços de informação oferecidos aos nossos usuários internos e externos, presencial ou remotamente. A Rede Ametista possui 13 (treze) bibliotecas em todo o Brasil com foco na área de Geociências. Neste sentido a Rede Ametista assume papel importante para o cumprimento da missão institucional da CPRM que é o de "gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil". Inicialmente, foi feito um teste da proposta na Biblioteca Octávio Barbosa localizada no Escritório da CPRM no Rio de Janeiro para depois apresentá-lo, através de videoconferência, para as Bibliotecas Regionais localizadas em outros estados do Brasil. O Programa foi dividido em Ações com suas respectivas metodologias para a solução de problemas no intuito de alcançar resultados que impactassem significativamente na desenvoltura dos usuários quanto à recuperação, acesso e uso da informação geocientífica disponibilizados através de variadas fontes institucionais e da comunidade científica nacional e internacional.
Como Citar
MARTINS, Jean Charles Racene dos Santos; DE MORAES, Margareth Lopes; DE PAULA, Roberta Pereira da Silva. PROGRAMA DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO PARA A REDE AMETISTA DE BIBLIOTECAS DA CPRM – SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL: UMA PROPOSTA E PRIMEIRAS AÇÕES.. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3344>. Acesso em: 22 ago. 2018.

Palavras-chave

Competência em informação. Programa Competência em Informação. Treinamento de usuários. Rede Ametista. CPRM.