PRESERVAÇÃO E ACESSO À INFORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA EM ARQUITETURA: AÇÕES DA BIBLIOTECA DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP

  • Marcia Rosetto FAU USP
  • Dina Elisabete Uliana FAU USP
  • Maria José Polletti FAUUSP

Resumo

Um dos principais movimentos sociais iniciados nesses últimos 60 anos é quanto à questão da sustentabilidade representada em três pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, e salvaguarda do meio ambiente. Na área da educação a UNESCO estabeleceu o período de 2005 a 2014 como a “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS)” com o objetivo de promover essa temática e um envolvimento mais enfático das pessoas e organizações. Nesse contexto, se insere a questão da transferência do conhecimento e sua compreensão como um dos aspectos estratégicos a ser destacado nas práticas organizacionais da universidade. Seguindo esses preceitos, a Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) vêm realizando uma série de projetos que tem como objetivo organizar e propiciar o acesso a um acervo especializado, em especial às informações publicadas em periódicos nacionais e acervos pessoais de docentes e arquitetos doados à FAUUSP como subsídio aos programas de ensino e pesquisa.
Como Citar
ROSETTO, Marcia; ULIANA, Dina Elisabete; POLLETTI, Maria José. PRESERVAÇÃO E ACESSO À INFORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA EM ARQUITETURA: AÇÕES DA BIBLIOTECA DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3342>. Acesso em: 20 jan. 2018.

Palavras-chave

Arquitetura e Urbanismo. Acesso à informação e conhecimento. Índice de Arquitetura Brasileira. Revista Acrópole Eletrônica. Biblioteca de Arquitetos.