MODELO PARA TESES E DISSERTAÇÕES EM LATEX UTILIZANDO A CLASSE USPSC

  • Marilza Aparecida Rodrigues Tognetti PUSP-SC/USP
  • Ana Paula Aparecida Calabrez PUSP-SC/USP
  • Eliana de Cássia Aquareli Cordeiro USP/IQSC
  • Flávia Helena Cassin EESC-USP
  • Maria Cristina Cavarette Dziabas IFSC
  • Regina Célia Vidal Medeiros ICMC/USP

Resumo

As Bibliotecas do Campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), através de suas equipes de referência, oferecem serviços voltados à normalização de documentos científicos e capacitação de usuários visando facilitar e auxiliar a comunidade acadêmica na produção normalizada de tais documentos. O uso do LaTeX é muito difundido nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras para elaboração de dissertações e teses na área de exatas, utilizando as normas de informação e documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Mediante esta percepção, foi estabelecida uma equipe composta por pessoas vinculadas às Bibliotecas das Unidades do Campus USP de São Carlos, incluindo a Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), para o desenvolvimento de um modelo em LaTeX que permite a elaboração de trabalho acadêmico. O objetivo do presente trabalho é apresentar a classe USPSC e o Modelo para teses e dissertações em LaTeX utilizando a classe USPSC, solução em conformidade com a ABNT NBR 14724, as Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP e normas e padrões estabelecidos pelas Unidades.
Como Citar
TOGNETTI, Marilza Aparecida Rodrigues et al. MODELO PARA TESES E DISSERTAÇÕES EM LATEX UTILIZANDO A CLASSE USPSC. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3332>. Acesso em: 19 abr. 2018.

Palavras-chave

LaTeX. abnTeX. Classe USPSC. Editoração de texto. Normalização da documentação. Tese. Dissertação. Documentos (elaboração). Documentos eletrônicos.