GESTÃO DE PESSOAS: A ARTE DE COMBINAR AÇÃO, REFLEXÃO E EMOÇÃO

  • Valéria Aparecida Moreira Novelli Unesp

Resumo

Nas últimas décadas o gerenciamento de bibliotecas universitárias tem se tornado uma tarefa mais complexa, pois envolve a interação direta com pessoas e também tomada de decisões sobre: tecnologias, uso dos recursos informacionais; mudança comportamental dos usuários, serviços/produtos inovadores, infraestrutura, diversidade e aspirações de funcionários, redução de recursos (humanos e financeiros). Assim, é necessário empenho para cumprir metas organizacionais e sociais relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, mas também atender as expectativas dos diversificados quadros de funcionários, em prol de ambientes de trabalho mais harmoniosos. Portanto, os objetivos são identificar estratégias gerenciais alternativas de bibliotecas universitárias e levantar possibilidades de gestão norteadas pela convergência entre os interesses institucionais e individuais. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, realizou-se pesquisa bibliográfica em bases de dados da área sobre gestão de pessoas, liderança e inteligência emocional, em bibliotecas universitárias. Os resultados elencam o levantamento de posturas gerenciais que poderão promover o desenvolvimento das pessoas e da instituição. Nesse contexto, os gestores estão descobrindo caminhos para elevar a produtividade, qualidade e satisfação dos usuários, e também motivar os funcionários, ajustando as necessidades individuais com as institucionais, e desse modo, construir um ambiente de trabalho harmonioso e cooperativo. Para tanto, os gestores são desafiados para combinar ação, reflexão e emoção. Desse modo, conclui-se que a gestão de pessoas pode ser exercida de várias formas, competindo ao bibliotecário escolher o estilo mais adequado a cada equipe, assim, a partir dessa percepção pode ser possível gerenciar com eficácia e satisfação, de forma estratégica, assertiva e colaboradora.
Como Citar
NOVELLI, Valéria Aparecida Moreira. GESTÃO DE PESSOAS: A ARTE DE COMBINAR AÇÃO, REFLEXÃO E EMOÇÃO. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3326>. Acesso em: 22 ago. 2018.

Palavras-chave

Gestão de pessoas. Biblioteca universitária. Gestão participativa. Inteligência emocional.