AVALIAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS: A EXPERIÊNCIA DA BIBLIOTECA ÂNGELA VAZ LEÃO

Aparecida de Fátima Castro Campos, Virginia Alves Vaz

Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade dos serviços prestados pela Biblioteca Ângela Vaz Leão, biblioteca universitária do Centro Universitário de Formiga, sob a ótica de seus usuários, apresentando os resultados do Programa de Avaliação dos Produtos e Serviços da Biblioteca, referente ao ano 2015. As fontes informacionais mais consultadas, principalmente eletrônicas, produtos e serviços digitais mais utilizados e a demanda por novos produtos e serviços foram a temática definida para este estudo. A metodologia utilizada para a pesquisa foi de abordagem quantitativa, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. Como resultados, foram obtidos 471 questionários respondidos, representando 13% do universo da pesquisa. Através das respostas obtidas pode-se constatar que é necessário apresentar e divulgar mais bases científicas específicas aos usuários, estimulá-los a utilizar os periódicos eletrônicos online, orientá-los quanto a pesquisa no catálogo da biblioteca e aprimorar a infraestrutura tecnológica da biblioteca. Por fim, os resultados deste trabalho apontaram não só para a necessidade de aprimoramento tecnológico dos produtos e serviços ofertados pela biblioteca como também para a divulgação daqueles já existentes. Ressalta-se que as informações obtidas permitem subsidiar o planejamento e ações estratégicas, possibilitando a implementação de mudanças necessárias de acordo com as demandas do usuário, contribuindo ativamente para a sua formação.

Palavras-chave


Avaliação de serviços. Biblioteca universitária. Estudo de usuários. Qualidade em serviços.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2359-6058