ADEQUAÇÃO DA BIBLIOTECA CENTRAL DO UNINORTE LAUREATE PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS: UM ESTUDO DE CASO

Clara Balbina Costa de Carvalho

Resumo


A partir de 6 de julho de 2015, com a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) de nº 13.146, as inúmeras instituições, sejam públicas ou privadas, buscaram maiores esforços e uma mais rápida adequação em seus estabelecimentos, atendendo que seus espaços disponibilizem as condições necessárias às pessoas com deficiência.

O Centro Universitário do Norte – Uninorte Laureate é uma Instituição de Ensino Superior (IES) da rede particular, que está instalado na região central da cidade de Manaus. Suas dependências estão em prédios com estrutura vertical, de construções antigas, e que várias intervenções estão sendo realizadas a fim de estar em conformidades com necessidades de seus usuários. Faz parte de sua população acadêmica e administrativa indivíduos com mobilidade reduzida, deficientes auditivos e visuais, dentre outras.
Assim, o presente trabalho tem por finalidade abordar as questões de acessibilidade frente aos espaços e mobiliários da Biblioteca Central (BC) do Uninorte Laureate, as interferências estruturais e adequações sofridas, no que neste momento estão excluídos os deficientes auditivos.

Palavras-chave


1. Acessibilidade - Bibliotecas. 2. Pessoas com deficiência.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2359-6058