A COOPERAÇÃO TÉCNICA NAS BIBLIOTECAS DO IF GOIANO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DOS BIBLIOTECÁRIOS PARA CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS (SIBI)

Johnathan Pereira Alves Diniz, Joseane Pereira Alves Diniz, Leticia Rodrigues Santos, Daniel Rodrigues Guimarães, Luciane Silva de Souza Prudente, Bethânia Oliveira Silva

Resumo


Com a aquisição do programa de gerenciamento de bibliotecas, Pergamum, observou-se a necessidade de um trabalho de cooperação técnica entre as bibliotecas participantes do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). O intuito da cooperação técnica é realizar uma catalogação mais colaborativa e padronizada entre os bibliotecários para que os usuários tenham melhores alternativas de escolha em suas buscas para uma recuperação mais eficiente. Este relato de experiência pautou-se na pesquisa por meio de observação participante e em equipe para analisar as ações e os resultados da cooperação técnica dos bibliotecários do SIBI/IF Goiano. Observou-se que a cooperação técnica permitiu a padronização de dados descritivos, agilidade na catalogação e integração maior entre os bibliotecários. Verificou-se que as ações de cooperação técnica contribuíram para um esboço do manual de catalogação, para elaboração de metodologias de trabalhos catalográficos e para a criação da portaria institucional da Comissão de Cooperação Técnica, além de possibilitar vislumbrar novas possibilidades de ações cooperativas.

Palavras-chave


1. Cooperação técnica entre bibliotecas. 2. Catalogação cooperativa. 3. Bibliotecários 4. Pergamum 5. IF Goiano

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2359-6058