A COOPERAÇÃO TÉCNICA NAS BIBLIOTECAS DO IF GOIANO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DOS BIBLIOTECÁRIOS PARA CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS (SIBI)

  • Johnathan Pereira Alves Diniz IF Goiano
  • Joseane Pereira Alves Diniz IF Goiano
  • Leticia Rodrigues Santos IFGoiano
  • Daniel Rodrigues Guimarães IF Goiano
  • Luciane Silva de Souza Prudente IF Goiano
  • Bethânia Oliveira Silva IF Goiano

Resumo

Com a aquisição do programa de gerenciamento de bibliotecas, Pergamum, observou-se a necessidade de um trabalho de cooperação técnica entre as bibliotecas participantes do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). O intuito da cooperação técnica é realizar uma catalogação mais colaborativa e padronizada entre os bibliotecários para que os usuários tenham melhores alternativas de escolha em suas buscas para uma recuperação mais eficiente. Este relato de experiência pautou-se na pesquisa por meio de observação participante e em equipe para analisar as ações e os resultados da cooperação técnica dos bibliotecários do SIBI/IF Goiano. Observou-se que a cooperação técnica permitiu a padronização de dados descritivos, agilidade na catalogação e integração maior entre os bibliotecários. Verificou-se que as ações de cooperação técnica contribuíram para um esboço do manual de catalogação, para elaboração de metodologias de trabalhos catalográficos e para a criação da portaria institucional da Comissão de Cooperação Técnica, além de possibilitar vislumbrar novas possibilidades de ações cooperativas.
Como Citar
DINIZ, Johnathan Pereira Alves et al. A COOPERAÇÃO TÉCNICA NAS BIBLIOTECAS DO IF GOIANO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DOS BIBLIOTECÁRIOS PARA CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS (SIBI). Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3300>. Acesso em: 17 jul. 2018.

Palavras-chave

1. Cooperação técnica entre bibliotecas. 2. Catalogação cooperativa. 3. Bibliotecários 4. Pergamum 5. IF Goiano