A COLEÇÃO DE TCC'S NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UMA NOVA REALIDADE

  • Jussara Moore de Fifueiredo UFF
  • Geisa Meirelles Drumond UFF

Resumo

Atualmente é exigido das instituições e em especial das universidades que mantenham
seus processos de produção e disseminação do conhecimento cada vez mais rápidos. Tem-se nesse cenário o destaque para os repositórios institucionais, que constituem uma das ferramentas mais utilizadas para o processo de produção, disseminação e evolução do sistema de comunicação científica. Os repositórios apresentam alternativas através de ações mundiais para rápida evolução da comunicação científica em ambiente virtual. Apresenta-se o panorama do RI-UFF quanto a inclusão e validação dos trabalhos de conclusão de curso (graduação). Sendo uma pesquisa de natureza descritiva e documental os procedimentos
metodológicos adotados para a coleta de dados consideraram como fontes o repositório institucional da universidade (RI-UFF) e os relatórios gerados através do sistema Pergamum. Conclui-se que o uso do repositório para armazenamento e divulgação dos TCC's se constitui numa ferramenta bem aceita pela comunidade acadêmica sendo um recurso que está em expansão na universidade.
Como Citar
DE FIFUEIREDO, Jussara Moore; DRUMOND, Geisa Meirelles. A COLEÇÃO DE TCC'S NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UMA NOVA REALIDADE. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3299>. Acesso em: 23 nov. 2017.

Palavras-chave

Repositório institucional; Universidade Federal Fluminense; Trabalhos de conclusão de Curso