A CIENTOMETRIA COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE POLITICA DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVASF

  • Ana Paula Lopes da Silva UNIVASF
  • Francisco José Aragão Pedroza Cunha UFBA
  • Francisco Ricardo Duarte UNIVASF

Resumo

Constitui-se numa pesquisa de mestrado em andamento que aborda a construção do conhecimento científico no contexto das instituições de ensino e pesquisa. Busca discutir a necessidade desta produção na perspectiva do desenvolvimento institucional e profissional dos pesquisadores, refletindo a respeito do “produtivismo científico”. Esta discussão será ambientada através de estudo cientométrico da produção científica no âmbito da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) indexada na Web of Science (WOS). Pretende traçar um panorama da produção dos pesquisadores vinculados à UNIVASF, retratando a atuação da universidade no que se refere à atividade de produção científica, no intuito de difundir à comunidade acadêmica o conhecimento que é produzido na instituição. Acredita-se que a investigação refletirá necessidade de mecanismos de gestão da informação científica da universidade revelando demandas de discussões acerca de política e gestão da informação científica na instituição.
Como Citar
DA SILVA, Ana Paula Lopes; CUNHA, Francisco José Aragão Pedroza; DUARTE, Francisco Ricardo. A CIENTOMETRIA COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE POLITICA DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVASF. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3298>. Acesso em: 21 ago. 2018.

Palavras-chave

Cientometria, Produção científica, Universidades, Políticas de informação científica