TEORIA ATOR-REDE SOB A LUZ DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE DA PÁGINA WEB DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFPB

  • Rosilene Agapito da Sliva Llarena UFPB
  • Gabriella Domingos de Oliveira UFPB
  • Marynice Medeiros Matos Autran UFPB
  • Eliane Bezerra Paiva UFPB
  • Edna Gomes Pinheiro UFPB

Resumo

Este artigo reflete a Teoria Ator-Rede (TAR) e a gestão da informação (GI) em inter-relações sobrepostas no âmbito da Ciência da Informação. Apresenta contribuições teórico- metodológicas e conceituais no âmbito da página web da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (SISTEMOTECA). A pesquisa tem como objetivos: a) tecer considerações sobre a GI e TAR interligando-as entre si; b) levantar ações de GI voltadas para a questão das redes, baseadas em autores de referência; c) relacionar ações de GI estabelecidas na página web da biblioteca central da UFPB; d) relacionar as ações de GI na citada página e de que forma elas podem interconectar-se com a TAR efetivando a missão, visão e objetivos do SISTEMOTECA da UFPB em sua página web; e) construir um desenho organizacional das citadas ações. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Utiliza a análise de conteúdo como procedimento de análise dos dados. Os resultados da pesquisa apontam que a TAR pode se configurar como uma teoria da agência, uma teoria do conhecimento e uma das teorias das máquinas, unindo num mesmo propósito humanos e não-humanos; explora o caráter da organização como efeito ou consequência de uma interação e os efeitos sociais que envolvem estrutura da própria organização, denunciando, assim, o ponto de ligação entre a TAR e a GI.
Como Citar
LLARENA, Rosilene Agapito da Sliva et al. TEORIA ATOR-REDE SOB A LUZ DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO: ANÁLISE DA PÁGINA WEB DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFPB. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3286>. Acesso em: 21 ago. 2018.

Palavras-chave

Teoria Ator-Rede. Gestão da Informação. Páginas web. Bibliotecas Universitárias. Ciência da Informação