SUSTENTABILIDADE E VISIBILIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA: A CONSTRUÇÃO DO PORTAL DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS CIENTÍFICOS DA UNICAMP

  • Gildenir Carolino Santos UNICAMP

Resumo

Após 350 anos da descoberta dos primeiros periódicos científicos, a área da comunicação científica acompanhou a transformação mundial da tecnologia da informação referente às publicações periódicas, despontando consideravelmente nas instituições públicas como as universidades. Sendo assim, é possível perceber que os periódicos eletrônicos por si só já operam grandes mudanças nos ambientes de pesquisa, construindo um elo entre a prática e a teoria referenciadas nos artigos científicos. Este trabalho tem como objetivo apresentar os critérios e procedimentos metodológicos que foram utilizados para a construção do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ao longo da existência dos seus 50 anos de criação. Em consonância dessa implantação, o PPEC teve grandes resultados como na participação na Rede Brasileira de Preservação Digital Cariniana, sendo parceiro integral da rede, aquisição de DOI para todos os periódicos vinculados ao Portal, e reconhecimento como um portal de indexação por possuir o protocolo OAI-PMH, das publicações ingressantes do Portal da Universidade.
Como Citar
SANTOS, Gildenir Carolino. SUSTENTABILIDADE E VISIBILIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA: A CONSTRUÇÃO DO PORTAL DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS CIENTÍFICOS DA UNICAMP. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3283>. Acesso em: 21 ago. 2018.

Palavras-chave

Portal de periódicos eletrônicos. Publicações periódicas. Produção científica