PRÁTICAS DE MARKETING E ENDOMARKETING EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

  • Elaine Cristina de Brito Moreira UFPB
  • Emeide Nóbrega Duarte UFPB

Resumo

O estudo investiga as práticas de marketing e de endomarketing aplicadas nas bibliotecas universitárias e registradas na produção científica do evento Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), entre os anos de 2008 a 2013. De natureza quantitativa é de caráter bibliográfico, exploratório e descritivo e adota a cientometria. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciaram que as bibliotecas universitárias estão preparadas para atender, receber e encantar seus clientes, buscando sempre a inovação tecnológica e competitividade mercadológica, tornando-se um organismo vivo na sociedade. O bibliotecário, gestor e mediador da informação tem consciência do seu papel na sociedade da informação. Pode-se concluir que as técnicas de marketing e de endomarketing em que se adotam práticas bem definidas e bem estruturadas, utilizando o benchmarking, poderão conduzir a biblioteca universitária a conquistar seu lugar na sociedade e a atingir a competitividade no mercado atual e no ambiente organizacional.
Como Citar
MOREIRA, Elaine Cristina de Brito; DUARTE, Emeide Nóbrega. PRÁTICAS DE MARKETING E ENDOMARKETING EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3270>. Acesso em: 23 nov. 2017.

Palavras-chave

Marketing. Endomarketing. Biblioteca Universitária.