PRÁTICAS DE MARKETING E ENDOMARKETING EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Elaine Cristina de Brito Moreira, Emeide Nóbrega Duarte

Resumo


O estudo investiga as práticas de marketing e de endomarketing aplicadas nas bibliotecas universitárias e registradas na produção científica do evento Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), entre os anos de 2008 a 2013. De natureza quantitativa é de caráter bibliográfico, exploratório e descritivo e adota a cientometria. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciaram que as bibliotecas universitárias estão preparadas para atender, receber e encantar seus clientes, buscando sempre a inovação tecnológica e competitividade mercadológica, tornando-se um organismo vivo na sociedade. O bibliotecário, gestor e mediador da informação tem consciência do seu papel na sociedade da informação. Pode-se concluir que as técnicas de marketing e de endomarketing em que se adotam práticas bem definidas e bem estruturadas, utilizando o benchmarking, poderão conduzir a biblioteca universitária a conquistar seu lugar na sociedade e a atingir a competitividade no mercado atual e no ambiente organizacional.

Palavras-chave


Marketing. Endomarketing. Biblioteca Universitária.

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ISSN: 2359-6058