PARADIGMAS CIENTÍFICOS E QUESTÕES ÉTICAS EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS NA BIBLIOTECONOMIA E NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

  • Ana Paula Grillo Rodrigues UDESC
  • Luhilda Ribeiro Silveira UDESC
  • Suzinara da Rosa Feijó UDESC

Resumo

Este artigo busca contextualizar aspectos que envolvem as questões éticas em pesquisa, especialmente a questão da ética em pesquisa envolvendo seres humanos. Fazemos uma reflexão acerca do paradigma da ciência e da possível construção de um novo paradigma dentro do fazer científico que abre espaço para uma abordagem humanista, onde o ser humano é o cerne das questões éticas. Partimos de uma abordagem ampla da questão, para em seguida discutirmos a o desenvolvimento deste tema, especificamente, no campo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, objetivando analisar como estas tratativas comparecem nesse cenário a partir da análise da produção científica das áreas, considerando para isso, alguns dos aspectos relativos às publicações periódicas de maior destaque nestas áreas.
Como Citar
RODRIGUES, Ana Paula Grillo; SILVEIRA, Luhilda Ribeiro; FEIJÓ, Suzinara da Rosa. PARADIGMAS CIENTÍFICOS E QUESTÕES ÉTICAS EM PESQUISAS ENVOLVENDO SERES HUMANOS NA BIBLIOTECONOMIA E NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3258>. Acesso em: 23 nov. 2017.

Palavras-chave

Paradigma científico. Biblioteconomia. Ciência da informação. Ética. Pesquisa envolvendo seres humanos.