O PAPEL DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DOS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFSC

  • Crislaine Zurilda Silveira UDESC
  • Jordan Paulesky Juliani UDESC
  • Ricardo de Lima Chagas UFSC

Resumo

A proposta deste artigo é discutir o papel das bibliotecas universitárias no desenvolvimento sustentável a partir da análise dos serviços da Biblioteca Central (BC) da UFSC. O objetivo geral é caracterizar como a BC da UFSC pode contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio de seus serviços. As bibliotecas são caracterizadas como sistemas abertos que interagem com o seu meio. É estabelecida uma relação entre o desenvolvimento sustentável e o acesso à informação. Como procedimentos metodológicos de investigação foram utilizados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Os serviços oferecidos pela BC da UFSC são descritos e analisados como promotores do acesso à informação. Concluiu-se que cada ação desenvolvida por essa biblioteca, através dos seus serviços, caracteriza-se como uma troca com o seu meio, que pode promover o desenvolvimento sustentável.
Como Citar
SILVEIRA, Crislaine Zurilda; JULIANI, Jordan Paulesky; CHAGAS, Ricardo de Lima. O PAPEL DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DOS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFSC. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

Palavras-chave

Bibliotecas Universitárias - Autopoiese. Desenvolvimento Sustentável. Acesso à informação.