O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL

Daniel Cerqueira Silva

Resumo


Este estudo tem como objetivo mostrar quais são os impactos sofridos por participantes de um curso de iniciação à Competência em Informação no formato EaD. Além disso, traz prenúncios sobre como viabilizar um curso de Competência em Informação básico, sem custos diretos, utilizado mão de obra reduzidíssima, carga horária baixa, mas capaz de elevar o nível de Competência em Informação dos seus participantes. O método adotado para realização da pesquisa foi o experimental e para tanto o estudo contou com 3 grupos acidentais de 43 voluntários: sendo um grupo experimental e outros dois de controle, totalizando 129 participantes. A pesquisa se desenvolveu em 4 etapas: pesquisa de elaboração do curso; construção do Ambiente Virtual de Aprendizagem; tutoria e execução do curso; e utilização grupos de controles. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários baseados em cenários, nos quais os participantes do grupo experimental tinham suas Competências em Informação testadas antes e depois do procedimento de intervenção. Foram encontradas quantidades expressivas de notas mais altas após o tratamento de intervenção, todos os índices utilizados nas estatísticas descritivas (moda, mediana, desvio padrão, variância, amplitude) e inclusive a distribuição de frequências, apontaram para a superioridade das notas do pós-teste do grupo experimental. Por fim, concluiu-se que foi possível desenvolver um curso de Iniciação a Competência em Informação, no formato EaD, capaz elevar o nível de Competência em Informação dos seus participantes.

Palavras-chave


Competência em Informação, EaD, Ambientes Virtuais de Aprendizagem

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ISSN: 2359-6058