MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS BIBLIOTECÁRIOS LÍDERES DO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS (SIBI) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO.

  • Bethânia Oliveira Silva IF Goiano
  • Hevellin Estrela Ifgoiano
  • Johnathan Pereira Alves Diniz IF Goiano
  • Joseane Pereira Alves Diniz IF Goiano
  • Leonardo Henrique Silva IF Goiano
  • Anderson Sousa da Silva IF GOIANO

Resumo

O presente trabalho objetivou avaliar os níveis de motivação dos bibliotecários líderes das bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBI do Instituto Federal Goiano – IF Goiano e captar quais são os fatores de desmotivação que os afetam. O método utilizado para conhecer o nível motivacional dos bibliotecários líderes, foi o estudo de caso, a pesquisa exploratória e descritiva, além da aplicação de um questionário, baseado no motivograma, desenvolvido por Maslow. O SIBI conta atualmente com 50 servidores, porém o universo da pesquisa limitou-se aos bibliotecários em cargo de liderança, totalizando nove profissionais. Na análise dos resultados foi constatado que a maioria dos servidores são jovens. Que entre os servidores entrevistados, 4 estão no exercício de liderança de equipes de 3 a 5 anos. Todos lideram no máximo 10 pessoas. Os 5 pontos que mais desmotivam os servidores foram, em ordem decrescente: horário de trabalho; comunicação com a chefia, cobrança diferenciada entre os pares; pressão por resultados, comunicação dos pares, infraestrutura da empresa e relacionamento com as áreas de apoio. Pela bibliografia consultada, nota-se que motivação é algo pessoal, porém as instituições podem proporcionar situações que estimulem a motivação, e com as respostas do questionário, percebe-se que os profissionais estão carentes desses estímulos. Faz-se necessário um desenvolvimento nas relações interpessoais para que eles sintam-se mais interessados no ambiente de trabalho. Os demais fatores analisados, segundo a Pirâmide de Maslow, estão bem próximos e não afetam tanto a motivação da equipe de líderes do SIBI.
Como Citar
SILVA, Bethânia Oliveira et al. MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS BIBLIOTECÁRIOS LÍDERES DO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS (SIBI) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO.. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3236>. Acesso em: 16 dez. 2018.

Palavras-chave

1. Motivação. 2. Bibliotecários líderes. 3. IF Goiano. 4. Relações interpessoais. 5. Estudo de caso.