INTELIGÊNCIA ACADÊMICA COMO SUPORTE PARA TOMADA DE DECISÃO: FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NA UFAM

  • Angela Emi Yanai UFAM
  • Celia Regina Simonetti Barbalho UFAM
  • Cláudia Daniele de Souza UC3M

Resumo

Examina o papel da inteligência acadêmica no ambiente das instituições de ensino superior. A formação de pesquisadores constitui-se como foco deste estudo, sobretudo a partir dos dados da iniciação científica e da pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Amazonas, adotada como exemplo para demonstrar o uso de informações institucionais para a tomada de decisão. Discute teoricamente os elementos inerentes a inteligência acadêmica, formação de pesquisadores, iniciação científica e pós-graduação com o intuito de compor elementos que favoreçam a percepção dos pontos focais empregados no estudo. A partir da configuração dos resultados obtidos, a UFAM poderá prospectar ações que visem ampliar a relação entre a iniciação científica e a pós-graduação stricto sensu, permitindo ampliar a capacidade de formação de pesquisadores, assim como, seu desempenho no sentido de consolidar o papel da Universidade Federal do Amazonas no ambiente onde atua, favorecendo o cumprimento de sua missão e seu papel na vasta região Amazônica.
Como Citar
EMI YANAI, Angela; BARBALHO, Celia Regina Simonetti; DE SOUZA, Cláudia Daniele. INTELIGÊNCIA ACADÊMICA COMO SUPORTE PARA TOMADA DE DECISÃO: FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NA UFAM. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3228>. Acesso em: 23 nov. 2017.

Palavras-chave

Inteligência acadêmica. UFAM. Pós-graduação. Iniciação científica