INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO: REDUZINDO ESFORÇOS REPETITIVOS E AUTOMATIZANDO WORKFLOWS DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFLA - PERÍODO DE 2012/2016

  • Nivaldo Calixto Ribeiro UFLA
  • Eliana J. Bernardes UFLA
  • Maria da Consolacao Rodrigues Gonçalves UFLA
  • Rosiane Maria Oliveira UFLA
  • Simone Assis Medeiros UFLA

Resumo

Este trabalho discorre sobre a experiência da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na implantação de inovações que, apoiadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), contribuíram, significativamente, para a melhoria dos serviços e produtos ofertados, reduzindo esforços repetitivos e automatizando seus workflows, adaptando às novas demandas dos seus usuários, gerando confiança na equipe. Como ações metodológicas para identificarmos a aceitação e uso dos serviços pela comunidade acadêmica, foram analisadas as estatísticas de uso, frequência de usuários, índices do Google, entre outros recursos detalhados no percurso metodológico deste trabalho. As análises e seus resultados contribuíram para o desenvolvimento de novos projetos e investimentos para a aquisição de novos produtos para a Biblioteca ou para a renovação dos existentes.
Como Citar
RIBEIRO, Nivaldo Calixto et al. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO: REDUZINDO ESFORÇOS REPETITIVOS E AUTOMATIZANDO WORKFLOWS DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFLA - PERÍODO DE 2012/2016. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3227>. Acesso em: 21 maio 2018.

Palavras-chave

Inovação tecnológica. Gestão de bibliotecas. Bibliotecas universitárias. Recursos de informação.