IMPORTÂNCIA DOS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS PARA A DIVULGAÇÃO INSTITUCIONAL E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AOS RESULTADOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS: UMA PERCEPÇÃO INTERNACIONAL DOS ATORES ENVOLVIDOS EM SEU GERENCIAMENTO

  • Nivaldo Calixto Ribeiro UFLA
  • Fernanda Vasconcelos Amaral UFLA
  • Eliana J. Bernardes UFLA

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo de levantar as vantagens e desvantagens da criação dos Repositórios Institucionais (RIs) em universidades, as dificuldades enfrentadas e a relevância dos repositórios no contexto da divulgação científica e do movimento de acesso aberto à informação. Adotou-se como instrumento para coleta de dados uma entrevista de abordagem qualitativa, com questões abertas, que foram enviadas aos RIs de universidades situadas nos 5 continentes com a intenção de elaborar um panorama sobre a situação dos RIs a nível internacional e abordar sua importância para a divulgação institucional e a democratização do acesso aos resultados de pesquisas científicas. A escolha das instituições participantes foi pautada na posição de destaque que ocupavam no Ranking Web of World Repositories no segundo semestre de 2015.
Como Citar
RIBEIRO, Nivaldo Calixto; AMARAL, Fernanda Vasconcelos; J. BERNARDES, Eliana. IMPORTÂNCIA DOS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS PARA A DIVULGAÇÃO INSTITUCIONAL E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AOS RESULTADOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS: UMA PERCEPÇÃO INTERNACIONAL DOS ATORES ENVOLVIDOS EM SEU GERENCIAMENTO. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3225>. Acesso em: 17 jul. 2018.

Palavras-chave

Acesso aberto. Repositórios institucionais. Internacionalização. Panorama internacional.