GESTÃO SUSTENTÁVEL DE BIBLIOTECAS: O USO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS (SIBI) PARA ATENDER AS DEMANDAS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

  • Johnathan Pereira Alves Diniz IF Goiano
  • Joseane Pereira Alves Diniz IF Goiano
  • Hevellin Estrela Ifgoiano
  • Dênis Junio Almeida IF Goiano
  • Bethânia Oliveira Silva IF Goiano
  • Luciane Silva de Souza Prudente IF Goiano

Resumo

Os Institutos Federais tiveram uma grande reformulação a partir de 2008 e toda a sua estrutura organizacional foi modificada. A presença de bibliotecas se fez mais necessária e importante para o desenvolvimento do aprendizado de todos os envolvidos. O Instituto Federal Goiano não ficou indiferente frente a essas mudanças, e conta hoje com quase dez mil alunos e doze campi, com quase todos com Bibliotecas atuantes. Com isso viu-se a necessidade da criação do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), para que as ações e desenvolvimento ocorressem de forma conjunta e organizada. O SIBI do IF Goiano foi regulamentado em 2014 e busca consolidar-se dentro da estrutura organizacional com ações em conjunto, através do planejamento estratégico e do desenvolvimento institucional. O presente trabalho visa descrever, através do estudo de percepção feito nas reuniões do SIBI e da pesquisa bibliográfica, as ações previstas para o sistema de bibliotecas e através de um feedback, por meio das reuniões, buscar o aperfeiçoamento ou aprimoramento de diferentes ações, tanto por parte do gestor, quanto por parte dos bibliotecários. Aborda a descrição das metas previstas para o SIBI, demonstrando a importância do planejamento estratégico para que essas ações possam ocorrer. A linha de gestão participativa prioriza o comprometimento dos servidores com o SIBI, evidenciando a necessidade de desenvolver a participação dos envolvidos nas atividades bibliotecárias.
Como Citar
DINIZ, Johnathan Pereira Alves et al. GESTÃO SUSTENTÁVEL DE BIBLIOTECAS: O USO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS (SIBI) PARA ATENDER AS DEMANDAS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3221>. Acesso em: 23 nov. 2017.

Palavras-chave

Planejamento estratégico. Desenvolvimento Institucional. Constituição do Sistema de Bibliotecas. IF Goiano.