GESTÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS: APLICAÇÃO DO FEEDBACK 360 GRAUS - QUAIS SÃO SEUS PONTOS FORTES E SEUS DESAFIOS?

Nivaldo Calixto Ribeiro, Márcio Barbosa de Assis, Simone Assis Medeiros

Resumo


Este relato tem como objetivo apresentar a experiência da aplicação do método de avaliação de desempenho baseado na técnica 360 graus na Biblioteca Universitária da UFLA (BU/UFLA). Como essa técnica consiste no princípio do feedback de múltiplas fontes, os colaboradores receberam feedbacks de diversos colegas ao seu redor, incluindo de seus pares de trabalho, superiores e subordinados. Neste tipo de avaliação é considerada também a avaliação que o próprio servidor faz de si mesmo (autoavaliação). Os resultados parciais da avaliação foram confidenciais. Os colaboradores tiveram acesso apenas ao resultado final da avaliação, porém não souberam quem o avaliou. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, sem identificação do respondente, distribuído em três etapas: 1. avaliação dos colegas e autovaliação; 2. Avaliação dos chefes e autoavaliação dos mesmos; 3. autoavaliação da equipe. Ainda, 10 servidores escolhidos aleatoriamente foram convidados a manifestar suas impressões sobre esse processo. Após a análise dos dados concluiu-se que a avaliação 360 graus pode proporcionar uma nova perspectiva, um feedback de como os colaboradores vem realizando suas atividades e colaborando com o setor, possibilitando os próprios avaliarem seu desempenho e a buscar por melhoria de suas atividades.

Palavras-chave


Avaliação de desempenho. Avaliação 360 graus. Gestão de Biblioteca Universitária.

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ISSN: 2359-6058