GESTÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS: APLICAÇÃO DO FEEDBACK 360 GRAUS - QUAIS SÃO SEUS PONTOS FORTES E SEUS DESAFIOS?

  • Nivaldo Calixto Ribeiro UFLA
  • Márcio Barbosa de Assis UFLA
  • Simone Assis Medeiros UFLA

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar a experiência da aplicação do método de avaliação de desempenho baseado na técnica 360 graus na Biblioteca Universitária da UFLA (BU/UFLA). Como essa técnica consiste no princípio do feedback de múltiplas fontes, os colaboradores receberam feedbacks de diversos colegas ao seu redor, incluindo de seus pares de trabalho, superiores e subordinados. Neste tipo de avaliação é considerada também a avaliação que o próprio servidor faz de si mesmo (autoavaliação). Os resultados parciais da avaliação foram confidenciais. Os colaboradores tiveram acesso apenas ao resultado final da avaliação, porém não souberam quem o avaliou. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, sem identificação do respondente, distribuído em três etapas: 1. avaliação dos colegas e autovaliação; 2. Avaliação dos chefes e autoavaliação dos mesmos; 3. autoavaliação da equipe. Ainda, 10 servidores escolhidos aleatoriamente foram convidados a manifestar suas impressões sobre esse processo. Após a análise dos dados concluiu-se que a avaliação 360 graus pode proporcionar uma nova perspectiva, um feedback de como os colaboradores vem realizando suas atividades e colaborando com o setor, possibilitando os próprios avaliarem seu desempenho e a buscar por melhoria de suas atividades.
Como Citar
RIBEIRO, Nivaldo Calixto; DE ASSIS, Márcio Barbosa; MEDEIROS, Simone Assis. GESTÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS: APLICAÇÃO DO FEEDBACK 360 GRAUS - QUAIS SÃO SEUS PONTOS FORTES E SEUS DESAFIOS?. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3219>. Acesso em: 22 out. 2018.

Palavras-chave

Avaliação de desempenho. Avaliação 360 graus. Gestão de Biblioteca Universitária.