GESTÃO COMPARTILHADA: AVALIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA BIBLIOTECA COM BASE NOS INDICADORES DO MEC

Maira Nani França, Patricia de Oliveira Portela

Resumo


Apresenta uma retrospectiva do processo de avaliação de cursos no país, com ênfase nas bibliotecas. Divulga as atividades que o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (SISBI/UFU) tem desenvolvido nos últimos anos, referente à avaliação de cursos pelas comissões do Ministério da Educação (MEC). Descreve a parceria firmada com Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da universidade e com sua Divisão de Projetos Pedagógicos (DIPED) buscando contribuir com a melhoria da eficácia e qualidade das atividades de ensino e obter o conceito de excelência do MEC. Apresenta a consultoria prestada pelos bibliotecários de atendimento do SISBI/UFU, aos coordenadores de cursos de graduação da universidade, referente à elaboração e/ou revisão das bibliografias básica e complementar dos Projetos Pedagógicos. As ações descritas neste documento não se encerram com a apresentação do mesmo, na verdade trazer estas considerações à tona, faz com que os esforços sejam canalizados para se conquistar cada vez mais resultados satisfatórios pela biblioteca, tanto nas avaliações promovidas pela Comissão Própria de Avaliação, quanto nas avaliações conduzidas pelos representantes do MEC, visando a melhoria na qualidade da educação do país.

Palavras-chave


Bibliotecas universitárias - Avaliação MEC; Fichas de disciplinas – Análise; Projetos pedagógicos - Eficácia. Gestão compartilhada. Política instituci

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ISSN: 2359-6058