FORMAÇÃO E GESTÃO DE COLEÇÃO DE INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA - INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/UFMG.

Shirley Maciel Silva, Gislene Rodrigues da Silva, Daniele Vieira Nunes

Resumo


Criado em 1963 o Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriga um conjunto expressivo de instrumentos científicos, passíveis de constituírem uma coleção, nos moldes do que define a literatura especializada. Percebendo a necessidade de preservação da memória institucional e por ser uma antiga aspiração de pesquisadores da instituição, e também baseada em outras iniciativas nacionais e internacionais, parte desses objetos já se encontram dispostos na biblioteca da instituição e em outros setores/laboratórios, incluindo a Sala de Demonstrações de Física. A proposta é inventariar, catalogar e disponibilizar cerca de 150 objetos para que a comunidade acadêmica e demais integrantes do público em geral tenham conhecimento e acesso a esse riquíssimo acervo que conta a história da evolução da física ao longo dos anos. O objetivo do presente trabalho é descrever o projeto que está em andamento, parceria entre a Biblioteca Prof. Manoel Lopes de Siqueira e a Sala de Demonstrações do Departamento de Física/UFMG.

Palavras-chave


Memória institucional. Instrumentos Científicos. Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais. Preservação do acervo. Biblioteca Pro

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2359-6058