ESTUDO DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE REFERÊNCIA DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

  • Alejandro de Campos Pinheiro UFTM

Resumo

Pretende-se por meio desta pesquisa, identificar o perfil dos usuários reais dos serviços de referência da biblioteca central da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, conhecer quais são as demandas pelos serviços ofertados e se o serviço de referência atende as suas expectativas no aspecto de direcionamento para a informação desejada. Utilizou-se da técnica da observação como metodologia para avaliar o comportamento do usuário perante a realização dos serviços oferecidos pelo setor de referência como a orientação ao uso das bases de dados e o levantamento bibliográfico. Para identificar os usuários que utilizam os serviços de referência de forma presencial, consultou-se uma lista de presença, no qual o usuário após ser atendido, o preenche com os seguintes dados: nome, assinatura, e-mail, curso e período e o tipo de serviço solicitado. Assim, por meio desse “livro de registro” é possível analisar quantitativamente e identificar superficialmente o perfil dos usuários que utilizam os serviços de referência presencial. Os resultados mostraram que os usuários reais do serviço de referência são predominantes do sexo feminino, os graduandos da área da saúde são os que mais o utilizam e que alguns serviços devem ser repensados de modo a se adequar a necessidade e realidade do usuário. Concluiu-se ainda que, os bibliotecários do Setor de Referência são profissionais que contribuem para a mediação entre a informação e o usuário.
Como Citar
PINHEIRO, Alejandro de Campos. ESTUDO DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE REFERÊNCIA DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3214>. Acesso em: 22 out. 2018.

Palavras-chave

Serviços de informação – Estudo de usuários. Bibliotecas universitárias – Estudo de usuários. Biblioteca – Serviço de referência. Universidade Federal