EDUCAÇÃO E GÊNERO EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO A PARTIR DA BASE EDUC@

Helen Rose Flores, Denise Regina Quaresma da Silva

Resumo


O texto inicialmente conceitua Gênero e após discutir como o tema relata um estudo sobre a produção bibliográfica sobre Educação e Gênero disponível na Base de Dados Educ@, e publicada de 2010 a 2014. Trata-se de estudo bibliométrico que analisa os artigos incluídos na base eletrônica Educ@: publicações online de educação (http://educa.fcc.org.br), foi escolhida como fonte de informações, tendo em vista os 36 títulos de periódicos sobre Educação que arrola, bem como o fato de utilizar a metodologia SciELO (Scientific Eletronic Library Online - http://www.scielo.br), que possui recursos de busca que possibilitam a recuperação de artigos digitais de origem nacional em formato integral. Como estratégia de busca foi utilizado índice de artigos, sendo nele eleitos os seguintes termos assim combinados: (1) “educação” and (2) “gênero” e (3) “gênero e educação”. A busca resultou na localização de 37 artigos que foramanalisados. Os resultados mostram um crescimento no número de artigos sobre Educação e Gênero constantes na base Educ@ nos anos de 2013 e 2014, o que reflete expansão da área, sendo uma de suas expressões o crescimento da produção científica. Na área de Educação, a discussão sobre Gênero precisa ser incentivada para ampliar os horizontes de todos os envolvidos (docentes, discentes e demais participantes da escola), diminuir os preconceitos e incentivar o respeito a diversidade.

Palavras-chave


Estudo biblimétrico. Educação e gênero.

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ISSN: 2359-6058