COLABORADORES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ATUANDO EM BIBLIOTECAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UEPG EM PARCERIA COM A APAE DE PONTA GROSSA - PR

Joseani Maria Ferro, Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos, Vera Lucia Braga da Silva, Angela Maria de Oliveira, Eunice Silva Novais, Ivani Silva

Resumo


Este relato apresenta a experiência vivenciada pela Biblioteca Central - unidade Campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no projeto de inclusão de portadores de deficiência intelectual, do convênio firmado entre a Universidade e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Ponta Grossa, durante o período de 2007 a 2015, cujos relatos se baseiam na experiência vivida com três estagiários, intitulados A, B e C. Considerando que o processo deve respaldar-se nas três etapas de preparação, qualificação e colocação, alguns questionamentos são apresentados em relação a essa inserção no ambiente de trabalho. Os objetivos foram além de relatar a experiência, elencar os problemas que ocorreram durante o período de atuação; indicar os encaminhamentos para sanar os referidos problemas e apresentar os pontos positivos e negativos da experiência vivida. Concluiu-se que, é possível contar com o apoio desse segmento social atuando como colaborador, que podem desenvolver principalmente o relacionamento afetivo-social e se sentirem úteis e capazes de realizar tarefas e aperfeiçoá-las ao longo de sua atuação. Os resultados, demonstraram uma tentativa de promover a inserção dos estagiários no contexto social do trabalho.

Palavras-chave


Deficiência intelectual. Inclusão social. Biblioteca Universitária.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2359-6058