BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS E OS INDICADORES DO SINAES: ESTUDO DO CASO UNB

  • Flor Maria Silvestre UnB
  • Murilo Bastos da Cunha UnB

Resumo

Este trabalho pretende obter resposta à seguinte questão: A Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE/UnB) cumpre com todos os indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para o bom atendimento das necessidades de informação de seus usuários? Para fornecer resposta a esse questionamento, a metodologia adotada foi a análise documentária a partir de fontes de informações, documentos da Universidade de Brasília (UnB) e as publicações geradas pela Comissão Própria de Avaliação, no período 2014, para dar resposta às dimensões dos instrumentos de avaliação do SINAES, a saber: instalações físicas; instalações para o acervo e funcionamento; informatização. Tem-se por pressuposto que se essas dimensões não forem cumpridas, o público-alvo da BCE/UnB deixará de ser usuário e se converterá em não-usuário, tendo em vista não ter conseguido satisfazer suas necessidades de informação naquela biblioteca. Os resultados mostram que a BCE/UnB não está contribuindo no processo de ensino, extensão de os estudantes da UnB.
Como Citar
SILVESTRE, Flor Maria; DA CUNHA, Murilo Bastos. BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS E OS INDICADORES DO SINAES: ESTUDO DO CASO UNB. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3201>. Acesso em: 14 dez. 2017.

Palavras-chave

Avaliação de biblioteca. Biblioteca Universitária. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Universidade de Brasília.