BEM-VINDOS, CALOUROS! : NOVAS FRONTEIRAS PARA AS BIBLIOTECAS DO SBU

  • Maria Helena Segnorelli UNICAMP
  • Danielle Thiago Ferreira UNICAMP
  • Eliane Kiyomi Ohy UNICAMP
  • Neiva Gonçalves Oliveira Unicamp
  • Márcia Regina Garbelini Sevillano UNICAMP

Resumo

A rapidez na produção de informações nas últimas décadas faz com que sejam necessárias adaptações primordiais e personalizadas para atender as necessidades da comunidade a qual as Bibliotecas Universitárias estão inseridas, sendo necessário extrapolar as barreiras físicas, indo ao encontro do usuário, a fim de apresentar a ele uma biblioteca viva e dinâmica, que fomente o desenvolvimento crítico reflexivo, oferecendo ferramentas que auxiliem na solução de problemas. A partir dessa abordagem, a Coordenação do Sistema de Bibliotecas da Unicamp constituiu, em junho de 2014, um Grupo de Trabalho denominado GT de Capacitação e Recepção aos Calouros com a finalidade de, dentre outros objetivos, desenvolver um programa de recepção aos ingressantes. Após estudos, foram estabelecidos mecanismos que possibilitassem aos alunos ingressantes reconhecer, nos primeiros contatos com a Universidade, a importância da biblioteca na vida universitária, além de acolhê-los e informá-los sobre produtos e serviços disponíveis. Essa ação possibilitou ir ao encontro dos usuários reais e potenciais, transmitindo informações sobre o Sistema de Bibliotecas da Unicamp, realizando o marketing dos serviços e produtos oferecidos e quebrando paradigmas quanto à imagem construída de bibliotecas estáticas e passivas.
Como Citar
SEGNORELLI, Maria Helena et al. BEM-VINDOS, CALOUROS! : NOVAS FRONTEIRAS PARA AS BIBLIOTECAS DO SBU. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3196>. Acesso em: 23 nov. 2017.

Palavras-chave

Marketing – Serviços de Informação 1. Serviços de Informação – Estudo de usuários 2. Bibliotecas – Orientação aos usuários 3. Bibliotecas universitári