AS DEZ SEÇÕES DO RDA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR

  • Raildo de Sousa Machado UNIFAP

Resumo

Expõe a imprescindível ligação entre os Functional Requeriments for Bibliographic Records (FRBR) e o RDA – Recurso: descrição e acesso. O objetivo geral que norteou a construção do presente trabalho buscou fazer um breve histórico dos FRBR e apresentar os conceitos defendidos pelo modelo conceitual. Os objetivos específicos deram corpo a este trabalho e procurou-se apresentar, a partir de documentos do Joint Steering Committee for Development of RDA – JSC/RDA, as dez seções do RDA e suas subdivisões em capítulos. Fazer uma breve descrição das seções e dos capítulos do RDA. O desenvolvimento deste trabalho se deu por meio de pesquisa bibliográfica, por ter estudado as principais obras publicadas sobre o assunto proposto, sendo livros, artigos de periódicos, sites na Internet. Utilizou-se, também, a pesquisa exploratória que, por meio da pesquisa bibliográfica, proporcionou maior familiaridade com as obras que tratam do assunto abordado, além de traduções para o português de relatórios e artigos referentes aos FRBR e RDA.
Como Citar
MACHADO, Raildo de Sousa. AS DEZ SEÇÕES DO RDA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3189>. Acesso em: 19 set. 2018.

Palavras-chave

Recurso: Descrição e Acesso – RDA. Functional Requeriments for Bibliographic Records – FRBR. Códigos de catalogação. Catalogação descritiva.