AS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS NAS NUVENS: PLATAFORMAS DE SERVIÇOS PARA GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECAS

  • Fabiana John Tonding UFRGS
  • Samile Andrea de Souza Vanz UFRGS

Resumo

Os softwares de gerenciamento de bibliotecas evoluíram constantemente ao longo dos anos desde a primeira até a quarta geração; configurando os sistemas mais usados na atualidade no Brasil, os sistemas de gerenciamento integrado (ILS). A próxima geração, denominada plataforma de serviços de bibliotecas (LSP), vem crescendo internacionalmente, com perspectivas de implantação no Brasil. A partir de um levantamento bibliográfico, o presente trabalho identifica as características das plataformas de serviços de bibliotecas, relaciona seus principais fornecedores e prospecta sobre a utilização destas soluções nas bibliotecas universitárias brasileiras. Conclui que as plataformas de serviços de biblioteca incorporam características que atendem as demandas das bibliotecas universitárias brasileiras em um cenário que inclui o ensino a distância e o suporte aos diferentes recursos informacionais disponíveis e necessários.
Como Citar
TONDING, Fabiana John; VANZ, Samile Andrea de Souza. AS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS NAS NUVENS: PLATAFORMAS DE SERVIÇOS PARA GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECAS. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3186>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Palavras-chave

Informatização de bibliotecas. Sistemas de gerenciamento de bibliotecas. Plataformas de serviços de bibliotecas. Computação em Nuvem.