APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE POS-GRADUAÇÃO: UMA REALIDADE NA BIBLIOTECA DA EESC/USP

Elenise Maria de Araujo, Teresinha das Graças Coletta, Luis Fernando Costa Alberto

Resumo


A dinâmica de construção e transmissão dos conhecimentos na sociedade perpassam as atividades das Bibliotecas Universitárias que possibilitam a geração e distribuição eficiente da informação, e dispõe de instrumentação metodológica para apoiar a gestão do processo de ensino aprendizagem. A Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos-USP pioneira no desenvolvimento de Programas de Educação de Usuário desde 1997, apoia disciplinas de graduação, pós-graduação stricto e lato sensu em vários departamentos. Com equipe qualificada a Biblioteca assumiu em 2016 a coordenação compartilhada da disciplina de preparação pedagógica SEL5720 do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da pós-graduação em Engenharia Elétrica da EESC. Implantada na modalidade híbrida, a disciplina segue o modelo Integrative Learning Design Framework, adaptado por Araujo (2009), que visa ampliar as habilidades e competências inerentes à prática docente como pedagogia e didática. A disciplina foi oferecida para 30 alunos e contou com a participação de 8 especialistas em temas elencados na ementa. As tarefas propostas foram idealizadas respeitando a sequência lógica e o grau de complexidade. Os estudantes estiveram envolvidos com: fóruns de discussões no Moodle; síntese de textos da bibliografia básica que subsidiaram a discussão em sala com os especialistas; realização de questionários de avaliação dos alunos e da disciplina; elaboração do plano de ensino e de uma aula didática sobre tema específico para a avaliação final com rubrica pré-estabelecida. Os resultados parciais apontam que as estratégias e o modelo utilizados foram relevantes para o desempenho dos alunos na aquisição de novas habilidades de formação pedagógica.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento. Formação pedagógica – Ensino Superior. Modelo estendido ILDF. Design Instrucional. Estratégias e Tecnologias educacionais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2359-6058