ANÁLISE DAS INCOERÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NA BDTD DA UFC, EM RELAÇÃO ÀS NORMAS DA ABNT: JULHO A DEZEMBRO DE 2015

Weslayne Nunes de Sales, Aline Rodrigues de Lima Mendes

Resumo


Analisar trabalhos de conclusão dos cursos de mestrado e doutorado, quanto aos aspectos de normalização bibliográfica estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), inseridas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Ceará (UFC) no ano 2015. As produções foram avaliadas com base em cinco normas de Informação e Documentação que estavam em vigor na época em que os trabalhos foram defendidos: Elaboração de Referências (NBR 6023:2002); Numeração progressiva das seções de um documento escrito (NBR 6024:2012); Sumário (NBR 6027:2012); Resumo (NBR 6028:2003) e Citações em documentos (NBR 10520:2002). O método de pesquisa utilizado foi o descritivo. Buscou-se embasamento teórico em estudos já publicados sobre o assunto, nas orientações fornecidas sobre normalização pela ABNT, além de documentos e relatórios que tratam da normalização da comunicação cientifica. Conclui-se que todos os cursos de pós-graduação envolvidos neste estudo apresentam incoerências com as normas da ABNT, sendo os trabalhos dos cursos de Agronomia e Zootecnia os que possuem os dois maiores percentuais de incoerências, em contrapartida aos cursos de Engenharia de Pesca e PRODEMA, com os dois menores percentuais de incoerências.

Palavras-chave


Normalização. Publicações científicas. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Universidade Federal do Ceará – Pós-graduação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2359-6058