A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: REGULAMENTAÇÃO E EXPANSÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (RIUNIR)

  • Fabiany Moraes Andrade UNIR
  • Leonel Gandi Santos UNIR
  • Erica Elaine Costa UNIR
  • Rejane Sales de Lima Paula UNIR

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar a proposta de implementação e expansão do Repositório Institucional da Universidade Federal de Rondônia (RIUNIR). Para tal, será descrito a regulamentação do RIUNIR, a sua criação, que fora originária de um projeto piloto iniciado no Campus de Ariquemes, sob o apoio da Biblioteca Central (BC) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de caráter exploratório, no que diz respeito à instalação e manutenção das produções intelectuais produzidas na UNIR por meio do software DSpace. Almeja-se, frente a este desafio proposto, regulamentar e expandir efetivamente o RIUNIR, com intuito de inter-relacionar-se com repositórios ativos da Amazônia brasileira, precisamente nos estados da região norte do País para elevar a visibilidade da produção acadêmica da Amazônia.
Como Citar
ANDRADE, Fabiany Moraes et al. A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: REGULAMENTAÇÃO E EXPANSÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (RIUNIR). Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3167>. Acesso em: 18 set. 2018.

Palavras-chave

Repositório Institucional. RIUNIR. DSpace.